ARTIGOS

 

Percepção dos trabalhadores de saúde quanto às mudanças ocorridas nos serviços a partir da implantação do SUS: a prática na teoria

 

 

Cláudia Maria Bógus

Educadora de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde; Distrito da Freguesia do O Aluna do Curso de Pós-Graduação da FSP/USP - Doutorado

 

 


RESUMO

A partir de alguns depoimentos colhidos entre servidores públicos de um serviço municipalizado de saúde que mostram como eles têm percebido (ou não) as mudanças ocorridas no sistema de saúde, foi possível confirmar a hipótese de que existem dificuldades na concretização das políticas públicas e também desintegração entre os níveis central, intermediário e periférico da rede de serviços de saúde.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

BIBLIOGRAFIAS CONSULTADAS

1. BÓGUS, C.M. A reforma sanitária e a educação continuada: a importância do investimento nos recursos humanos dos serviços locais de saúde. São Paulo, 1992. [Dissertação de Mestrado - Faculdade de Saúde Pública da USP]          .

2. COHN, A. As grandes questões de administração das políticas sociais (recursos humanos): de instituídos a instituintes. Rev. Adm. públ., 22 (1): 25-31, 1988.         

3. COHN, A. Conhecimento e prática em saúde coletiva: o desafio permanente. Saúde e Soc, 1(2):97-109, 1992.         

4. COHN, A. Trabalhar no serviço público de saúde: os agentes de saúde e a relação instituição/clientela. In: Saúde e cidadania. São Paulo, 1992. [Tese de Livre-Docência - Faculdade de Saúde Pública da USP]          .

5. CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE, 1ª, São Paulo, 1991. Relatório - síntese. São Paulo, Secretaria de Estado da Saúde, 1992.         

6. MARSIGLIA, R.M.G. Unidades básicas de serviços de saúde. Disponibilidade tecnológica, processos de trabalho e recursos humanos. In: SPÍNOLA, A.W.P. et al. coord. Pesquisa social em saúde. São Paulo, Cortez, 1992. p. 213-24.         

7. OLIVEIRA JUNIOR, M. Administração de recursos humanos: um obstáculo à municipalização dos serviços de saúde? Saúde Deb., (28): 41-5, 1990.         

8. SANTANA, J.P. Formulação de políticas de recursos humanos nos serviços de saúde. Saúde Deb., (28): 66-71, 1990.         

9. SPINK, M.J.P. A dimensão organizacional das políticas públicas. Cad. FUNDAP, 7(13): 27-33, 1987.        

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br