EDITORIAL

 

 

Na luta pelo destaque que se trava na arena da publicação da produção científica como um todo e especialmente da produção científica na área da Saúde Pública/Coletiva, Saúde e Sociedade conseguiu um importante tento, passando à classificação Qualis C Internacional da Capes, na medida em que foi indexada no Cambridge Sociological Abstracts - CSA Sociological Abstracts e CSA Social Services Abstracts.

A revista ganhou num ponto, mas perdeu noutro, com a saída de nossa Editora Augusta Alvarenga sem a qual e sem seu intenso trabalho, durante muitos anos, esta revista não seria o que é. Sentimos, também, a saída de Arnaldo Siqueira e Ana Cristina Bretas da Comissão Editorial, que igualmente contribuíram para o sucesso de Saúde e Sociedade. A eles agradecemos de coração.

Por outro lado, ganhamos nova Editora na pessoa da professora Helena Ribeiro e novos membros da Comissão Editorial nas pessoas dos professores Fabíola Zioni, Rubens Adorno e Mara Helena de Andréa Gomes.

Neste número, há artigos relativos à questão da Equidade, com um amplo espectro de problemas, que vai da crise do Estado do Bem Estar e suas repercussões no campo da saúde aos Jovens em Situação de Rua a partir de um enfoque psicanalítico. O número trata, também, da atenção à Saúde no Domicílio, dos Acidentes com Produtos Perigosos e suas implicações para a Vigilância em Saúde Ambiental e das Reformas Sanitária e Política.

Agradecemos ao leitor seu apoio, imprescindível para o sucesso constante desta Publicação.

Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. Associação Paulista de Saúde Pública. SP - Brazil
E-mail: saudesoc@usp.br