APRESENTAÇÃO PRESENTATION

 

 

Com o primeiro fascículo do 37º ano da revista Saúde em Debate, já teríamos motivos suficientes para começar 2013 com muita comemoração. Como se isso não bastasse, com o ingresso da revista no projeto SciELO (Scientific Eletronic Library Online), os motivos se multiplicam. Para além do reconhecimento, ficamos gratificados pelo fato de que os artigos publicados em nossa revista terão um alcance incomparavelmente maior.

Mas esse não é o único benefício que nossos leitores terão com o histórico passo dado pela Saúde em Debate: uma série de inovações e melhorias está sendo implantada, já a partir do presente número. A ampliação do Corpo Editorial e do grupo de consultores ad hoc, com a inclusão de novos membros nacionais e internacionais (o que possibilitará, inclusive, que a revista venha a publicar mais abordagens internacionais), e a qualificação de todo o processo de revisão de artigos e de produção da revista são alguns desses aspectos. Mas o leitor notará que existem muitas outras inovações.

Mais do que nunca, precisamos contar com nossos habituais autores, assim como ampliar esse espectro no sentido de valorizar ainda mais a revista. E, claro, contamos com a colaboração, sempre fundamental, de nossos consultores/revisores, pois é o seu trabalho, de extrema dedicação, que fornece ao leitor uma seleção de artigos de alta qualidade científica e política.

Este ano inauguramos uma nova temática para as capas do volume 37, inspirada em festas e comemorações populares deste nosso imenso, rico e diverso país, entendendo que as mesmas são parte de uma ampla concepção de saúde como cultura e qualidade de vida. A ilustração deste número homenageia a 'fincada do mastro', na Festa de São Benedito, em Barra do Jucu, no estado do Espírito Santo, acompanhada, como manda a tradição, pelas Bandas de Congo, que são típicas não apenas nas terras capixabas, mas em muitas regiões do país.

Boa leitura!

 

Paulo Amarante
Editor Científico

Centro Brasileiro de Estudos de Saúde RJ - Brazil
E-mail: revista@saudeemdebate.org.br