• Contraceptive counseling lectures do not influence decision making in family planning services Free Themes

    Berardi, Marília Cristina; Mendes-Rodrigues, Clesnan; Paro, Helena Borges Martins da Silva

    Abstract in Portuguese:

    Resumo Serviços de planejamento familiar devem oferecer informações sobre métodos contraceptivos a homens e mulheres. Este estudo avaliou o impacto de palestras multiprofissionais de aconselhamento relacionadas às escolhas individuais e à eficácia dos métodos contraceptivos. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, métodos preferenciais e a opinião sobre a eficácia dos métodos contraceptivos de 101 participantes. Após a palestra, um percentual menor de homens declarou não saber qual o método contraceptivo mais eficaz (24,3% versus 0,0%; p=0,006). Além disso, um percentual menor de mulheres (12,7% versus 1,8%; p=0,020) e homens (25,5% versus 7,7%; p=0,003) relataram que não sabiam qual método contraceptivo era menos eficaz. O número de filhos dos participantes aumentou as chances de optar por um método irreversível em 30,87 vezes (IC95%; 5,503 a 173,168, p<0,001). A escolha por métodos irreversíveis não se alterou após a palestra de aconselhamento (p>0,05). A palestra impactou nas opiniões dos participantes sobre a eficácia dos métodos contraceptivos, fazendo com que eles tivessem escolhas mais informadas. No entanto, não influenciou a escolha do método de contracepção. O número de filhos foi mais determinante na escolha de métodos irreversíveis.

    Abstract in English:

    Abstract Family planning services should provide women and men with information on contraceptive methods. This study aimed to evaluate the impact of multidisciplinary contraceptive counseling lectures related to the efficacy and individual choices of contraceptive methods. Sociodemographic variables, preferred methods and opinion about the efficacy of contraceptive methods of 101 participants were analyzed. After the lecture, a lower percentage of men declared that they did not know which contraceptive method was more efficacious (24.3% versus 0.0%; p=0.006). Also, a lower percentage of women (12.7% versus 1.8%; p=0.020) and men (25.5% versus 7.7%; p=0.003) reported that they did not know which contraceptive method was less efficacious. Number of children increased the likelihood of choosing an irreversible method in a 30.87-fold (95%CI, 5.503 to 173.168, p<0.001). The choice of irreversible methods did not change after the counseling lecture (p>0.05). The lecture impacted on participants’ opinions about the efficacy of contraceptive methods, making them have more informed choices. However, it did not influence their choice of contraception. Number of children was the most determining factor in choosing irreversible methods.
  • “Step by step”: the development of a therapeutic game to assist in the treatment of drug use Free Themes

    Peçaibes, Viviane; Tonetto, Leandro Miletto; Andretta, Ilana

    Abstract in Portuguese:

    Resumo A presente pesquisa visou compreender o potencial do design de jogos na qualificação das experiências de pacientes e suas famílias com a psicoeducação. No design, o termo experiência refere-se à qualidade da interação entre as pessoas e um produto, que é, nessa pesquisa, um jogo terapêutico chamado “Passo-a-Passo”. Foram realizadas 15 entrevistas em profundidade com pacientes e seus familiares após jogarem “Passo-a-Passo” em grupos multifamiliares. Os resultados indicam que o jogo auxiliou na experiência com a psicoeducação. As avaliações dos participantes sugeriram que a dinâmica do jogo facilitou a imersão dos usuários. A situação de jogo foi percebida como segura para abordar tópicos delicados que normalmente não são expressos entre pacientes e familiares. Os estímulos visuais e táteis foram avaliados como facilitadores do aprendizado. A simplicidade do jogo foi indicada como benéfica, permitindo a inclusão de diferentes gerações em um aprendizado coletivo. Os resultados oferecem novas ideias para o desenvolvimento de jogos no campo da saúde.

    Abstract in English:

    Abstract This research aimed to understand the potential of game design to improve the experience of drug users and their families with psychoeducation. In the design field, the term experience refers to the quality of the interaction between people and a product, which is, in this research, a therapeutic game called “Step by Step”. Fifteen in-depth interviews were developed with patients and their family members after playing “Step by Step” in multifamily groups. Results indicate that the game improved the experience with psychoeducation. Participants’ appraisals suggested that the game dynamics facilitated users’ immersion. The playing situation was assessed as safe to address sensitive issues not normally expressed between patients and their relatives. The visual and tactile designed stimuli were evaluated as learning facilitators. The simplicity of the game was appraised as helpful, allowing the inclusion of distinct generations in collective learning. Results provided insights to foster game design in the health field.
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