• O cotidiano revelado por imagens da cidade Criação

    Gonçalves, Monica Villaça; Bezerra Neto, Luiz Rafael; Malfitano, Ana Paula Serrata

    Resumo em Português:

    Durante uma pesquisa de doutorado, a produção de dados foi realizada em conjunto com os jovens participantes, que narraram sua mobilidade urbana pela cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Um desses jovens apresentou, durante o processo, suas fotografias e o desejo de exibi-las, representando os lugares pelos quais circulava na cidade. Elaboramos conjuntamente uma exposição virtual de suas fotografias, nomeada “Cotidiano”. A exposição está disponível on-line e pode ser acessada em diferentes redes sociais. Apresentamos aqui o processo de criação da exposição e as histórias de algumas das imagens que a compõem. A partir deste relato, tendo como foco o processo de pesquisa, buscamos refletir sobre a produção colaborativa de dados e a utilização de atividades significativas para os sujeitos participantes do processo. Acreditamos na implicação do pesquisador no processo de pesquisa e na composição conjunta com seus colaboradores.

    Resumo em Espanhol:

    Durante una investigación de doctorado, la producción de datos se realizó en conjunto con los jóvenes participantes que narraron su movilidad urbana por la ciudad de Río de Janeiro, Brasil. Uno de esos jóvenes presentó, durante el proceso, sus fotografías y el deseo de exhibirlas, representando los lugares por los cuales circulaba en la ciudad. Elaboramos en conjunto una exposición virtual de sus fotografías, denominada “Cotidiano”. La exposición está disponible online y el acceso puede realizarse por medio de diferentes redes sociales. Presentamos aquí el proceso de creación de la exposición y las historias de algunas de las imágenes que la componen. A partir de este relato, utilizando como enfoque el proceso de investigación, buscamos reflexionar sobre la producción colaborativa de datos y la utilización de actividades significativas para los sujetos participantes del proceso. Creemos en la implicación del investigador en el proceso de investigación y en la composición conjunta con sus colaboradores.

    Resumo em Inglês:

    During a Doctoral research, data were produced jointly with young participants who narrated their urban mobility across the city of Rio de Janeiro, Brasil. One of these youths presented the photographs he took during the process, which represented the places he visited round the city, and the desire to exhibit them. Together, we created a virtual exhibition of his photographs that was called “Everyday Life”. The exhibition is available online and can be accessed in different social media. We present, here, the creation process of the exhibition and the stories of some of the images that compose it. Based on this report and focusing on the research process, we aim to reflect on collaborative data production and on the utilization of significant activities for the subjects who participate in the process. We believe in the researcher’s involvement in the research process and in a joint composition with his or her collaborators.
  • Geografias corporais: dança, corpo e deficiência Criação

    Gilbert, Ana Cristina Bohrer; Kellerman, Paulo

    Resumo em Português:

    O projeto Geografias Corporais resulta de uma parceria entre dança, fotografia e literatura, entre artistas do Brasil e de Portugal, entre academia e arte. São narrativas imagéticas e literárias em torno do diálogo entre múltiplas corporeidades, com o intuito de desestabilizar a ideia de corpo normal como universal. Surge do interesse em analisar como corpos normativos e não normativos experienciam a dança como forma de habitar suas geografias corporais e de definir seus contornos físicos, psíquicos e discursivos na relação entre movimento e imobilidade. O trabalho foi realizado com participantes do grupo Te Encontro Lá no Cacilda, em 2018, configurando uma pesquisa artística. As narrativas de corporeidade produzidas ao dançar foram captadas e traduzidas em fotografias, configurando textos visuais que, posteriormente, somados a conversas entre fotógrafa e escritor, serviram de base para a criação de textos ficcionais.

    Resumo em Espanhol:

    El proyecto Geografías Corporales es resultado de una alianza entre danza, fotografía y literatura, entre artistas de Brasil y de Portugal, entre academia y artes. Son narrativas imagéticas y literarias alrededor del diálogo entre múltiples corporeidades, con el objetivo de desestabilizar la idea de cuerpo normal como universal. Surge del interés de analizar cómo cuerpos-normativos y no-normativos experimentan la danza como forma de habitar sus geografías corporales y de definir sus contornos físicos, psíquicos y discursivos en la relación entre movimiento e inmovilidad. El trabajo se realizó con participantes del grupo “Te Encontro Lá no Cacilda” en 2018, configurando una investigación artística. Las narrativas de corporeidad producidas al danzar fueron captadas y traducidas en fotografías, configurando textos visuales que, posteriormente, sumados a conversaciones entre fotógrafa y escritor, sirvieron de base para la creación de textos de ficción.

    Resumo em Inglês:

    The Corporeal Geographies project is a result of a partnership among dance, photography, and literature; Brazilian and Portuguese artists; and academia and art. It comprises imagetic and literary narratives of dialogs among multiple corporeities aimed at destabilizing the universal idea of a normal body. It derives from the interest of analyzing how normative and non-normative bodies experience dance as an attempt to inhabit their corporeal geographies and delineate their physical, psychic, and discursive shape in the relationship between movement and immobility. The work was conducted with participants of the Te Encontro Lá no Cacilda group in 2018, being characterized as an artistic research. The corporeity narratives produced in dancing were captured and translated into photography. These visual texts were subsequently discussed by the photographer and the writer, and based the creation of fictional texts.
  • Devir Margarida: narrativas de si em experienciafetos Criação

    Maciazeki-Gomes, Rita de Cássia; Ortuño, Judit Herrera

    Resumo em Português:

    Neste ensaio rizomático, evocamos cenas, imagens e afetos acionados com a participação das mulheres trabalhadoras rurais da V Marcha das Margaridas. A experiência e a narração articulam ferramentas potentes na transmissão de histórias em sua singularidade, diferença e multiplicidade. A escrita demarca um registro possível, uma abertura para estar junto na produção de uma escuta implicada e sensível dos efeitos da experiência de um “devir Margarida”. O caminho percorrido irrompe entre fragmentos, recortes descontínuos, impregnado por experienciafetos em sua dimensão ética, estética e política. Com alegria e colorido, as mulheres vêm à público performatizar um ato-manifesto na luta contra os retrocessos e pela garantia de direitos. Em marcha, as margaridas protagonizam ações políticas em prol do bem viver de suas comunidades e questionam os estereótipos tradicionais de gênero.

    Resumo em Espanhol:

    En este ensayo rizomático evocamos escenas, imágenes y afectos accionados con la participación junto a mujeres trabajadoras rurales de la V Marcha das Margaridas . La experiencia y la narración constituyen herramientas potentes en la transmisión de historias en su singularidad, diferencia y multiplicidad. La escritura demarca un registro posible, una apertura para estar juntos en la producción de una escucha implicada y sensible de los efectos de la experiencia de un “devenir Margarida ”. El camino recorrido irrumpe entre fragmentos, recortes discontinuos, impregnado por experienciafectos en su dimensión ética, estética y política. Con alegría y colorido, las mujeres vienen a público a performatizar un acto-manifiesto en la lucha contra retrocesos y por la garantía de derechos. En marcha, las margaridas protagonizan acciones políticas para el bien vivir de sus comunidades y cuestionan los estereotipos tradicionales de género.

    Resumo em Inglês:

    In this rhizomatic essay, we evoke scenes, images and affections triggered by our participation, with rural women workers, in the 5 th Marcha das Margaridas . Experience and narrative are powerful tools in the transmission of stories, in their uniqueness, difference and multiplicity. Writing demarcates a possible record, an aperture to be together in the production of an implicated and sensitive hearing of the effects produced by the experience of “becoming Margarida ”. The traveled path bursts among fragments, discontinuous cuts, marked by experienceaffections in their ethical, aesthetical and political dimensions. With joy and multiple colors, women perform, in public, an act-manifesto in the fight against retrocessions and for the guarantee of rights. In their march, the Margaridas play a leading role in political actions for their communities’ welfare and question traditional gender stereotypes.
UNESP Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br